Publicado por: krustytheclown | fevereiro 11, 2010

Uma Concha de Álcool Para o Mundo

Até que enfim o álcool parece mesmo prestes a decolar.
Pra quem não acompanhou, a parceria da COSAN com a SHELL vai fazer com que o nosso etanol, o da cana de açúcar, seja utilizado no mundo todo.

Bom ou ruim?

-A Shell é a maior distribuidora de combustíveis do mundo.
-Os EUA são o maior consumidor de etanol do mundo (Eles utilizam cerca de 8% de etanol na gasolina, mas o etanol deles é de milho)
-O etanol da cana foi considerado o melhor substituto para a gasolina, uma vez que a emissão de carbono resultante da sua combustão é mais de 60% menor, enquanto o etanol de milho é cerca de 20% menos poluente do que o derivado de petróleo.

Os EUA taxavam o álcool da cana em algo como 30 centavos por litro, como medida de proteção aos produtores do álcool de milho, que lá são muitos.  Agora isso vai ter que mudar.
Com a Shell fazendo lobby, é praticamente certa a derrocada dessa medida protecionista, e aí o álcool brasileiro vai poder entrar nos EUA com mais baixo custo.

Tá, mas eu ainda não entendi se isso é bom ou ruim.

Uhm…ok…

Vamos pensar no nosso dia-a-dia.

Todo mundo comprou carro flex aqui no BR, certo? Sim, o álcool é mais limpo (?1), é renovável (?2), é mais barato (?3).
Beleza. Tudo isso era defendido com unhas e dentes até pouco antes de o nosso Rei presidente, molhar suas mãos no petróleo das novas grandes reservas.

O álcool só voltou a tona por que a SHELL, e não a PETROBRÁS, viu nele o futuro. Legal, né? A Petrobrás, que praticamente o escanteou nos últimos tempos, agora vai ter que correr atrás.

?1 – Álcool mais limpo
Tem quem diga que se considerado todo o ciclo produtivo do álcool, desde o plantio, até a colheira e logística, o etanol se torna tão ruim ou pior do que a gasolina.
Sem falar na mão-de-obra “escrava” utilizada nos canaviais.

?2 – É renovável
É mesmo? Uma vez me disseram que a cana-de-açúcar esgota o solo em um período relativamente curto. Não sei se isso é verdade,
já estou encucado demais pra procurar embasamento científico. Ah, e eu não sou agrônomo e nem tampouco tenho interesse financeiro no etanol.

?3 – É mais barato
Talvez pra quem venda. Eu já não uso mais álcool combustível há um bom tempo. À primeira vista ele não compensa. A demanda por álcool fez com que seu preço subisse, e muito.
O álcool parece ser o típico barato que sairá caro no futuro.

Será que o mercado internacional, uma vez tendo se tornado um consumidor massivo do etanol, não vai forçar naturalmente a alta dos preços?
Vai, da mesma forma como a venda excessiva de carros forçou o preço do álcool pra cima.
E aí o preço no brasil vai subir, assim como o da gasolina. Teremos de pagar o preço em dólares, ou euros – vai saber.

UHUUU, etanol mundo afora.

Pode ser, sim, que ele se torne algo como a gasolina do futuro, o que eu duvido. Onde iriam plantar tanta cana? Quem seria o canavial do mundo?
E as outras culturas? Se o álcool se tornar mais rentável que o soja, trigo, milho, quem trabalha nessas culturas vai passar a plantar cana. O preço do soja/trigo/milho vai subir, e junto sobe o preço dos alimentos.

“Enquanto isso, no futuro, lá se vai a floresta amazônica. Menos árvores, mais canaviais.”

Não respondi as minhas perguntas, por isso provavelmente zeraria uma redação.
O pior de tudo é que essa dúvida do “BOM OU RUIM” ficou na minha cabeça e ninguém consegue me convencer a tomar alguma posição. Há algum tempo postei algo falando mal do abandono do álcool pela petrobrás, agora já estou criticando a possível ascenção do combustível vegetal.

Alguém aí pode me ajudar?

PRA FRENTE, BRASIL!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: