Publicado por: Rodrigo | fevereiro 8, 2009

A volta do trio do ba-lai-o : Comment

Eu iria fazer um comentário no texto do Krustboy, mas ficou tão grande que mereceu um post. Aí está:

Krusty, espero que o Brasil continue com as pesquisas na área de combustíveis alternativos, tais como o etanol. Acho que o governo está investindo no petróleo sem deixar de investir no etanol. Pelo menos assim eu espero.

Todo mundo festejou a vitória do Obama – e dessa vez foi o mundo inteiro mesmo. Mas não era necessário tanta comemoração. Nenhum governo será mais desastroso que o de Bush. Dificilmente veremos os mesmos erros serem cometidos novamente. Mas o Bush foi eleito duas vezes e cada povo tem o governante que merece.

Festas a parte, poucos sabem que o partido Democrata é mais protecionista do que o Republicano. Os americanos sabem o quanto é ruim ser dependente do petróleo de outros países e não vão repetir o mesmo erro. Vão tentar pelo menos minimizar a dependência externa de qualquer outro combustível que venha a substituir o petróleo. Em suas promessas de campanha, Obama já falava em subsídios as lavouras destinadas a produção de etanol, o que prejudicaria a concorrência do produto brasileiro no mercado americano.

Já tivemos casos onde o Brasil deixou de exportar produtos, motivado pela pressão externa de outros países. Agora temos um produto mais nobre, sem questões éticas para serem analisadas, como era na época da industria bélica brasileira. Será que a história vai se repetir? Como o Brasil adora ser vitima, acredito que isso pode acontecer.

E a crise global não é somente uma marolinha, mesmo que o nosso presidente não concorde.
E um conjunto de medidas econômicas é o mesmo que um pacote econômico, mesmo que o nosso presidente não concorde.

Temos demissões em vários lugares, fuga de investimentos, acionistas de primeira viagem realizando prejuízos, pessoas refazendo planos… E é nesse ponto que eu quero chegar.

Agora o plano deveria ser estimular o consumo. Se a gente não aquecer a economia, ela não vai se recuperar. Se todo mundo guardar o dinheiro no banco, as empresas não vão sair da crise, pois não vão vender seus produtos e vão ter de demitir mais pessoas. É um cachorro correndo atras do próprio rabo.

E quando o mercado voltar para os índices anteriores a crise, o Brasil deveria continuar a estimular o consumo. E estimulando o consumo, a produção terá de aumentar para sustentar esse consumo. E como fazer para aumentar a produção se não temos energia suficiente para a fabricação dos produtos (alguém já esqueceu os apagões), e nem temos como transportar as mercadorias de forma economicamente viável a longa distancias? Ainda usamos estradas (mesmo sendo um país com um potencial de transporte hidrográfico muito bom), e as estradas estão cada vez piores. Esbravejar para que os empresários "dar um jeito" é bonito como discurso, mas pouco pratico.

Krusty, você devia escrever sobre os dejetos de porco e a experiência de vida do seu tio. Vale um post 🙂

Anúncios

Responses

  1. Muito bom!
    O que eu acho é que nosso governo está propagandeando muito em cima do petróleo e pouco sobre o que realmente importa, que são as formas de energia sustentáveis.
    Agora aqui só se fala em óleo, porra.
    Bom, quanto a correr atrás do rabo, isso é basicamente uma definição pra nossa vida. A gente corre o tempo todo pra um dia voltar a ser merda nenhuma.
    E quanto ao Obama ser protecionista, concordo contigo, mas acredito que os EUA não conseguirão sair sozinhos se fecharem as portas aos produtos estrangeiros. Eles tb precisam exportar, e a diplomacia é clara: se tu me taxar, farei o mesmo contigo.
    Eles precisam de outros países do mundo, assim como os outros precisam deles.

  2. E ai gurizada!

    To aqui acompanhando o Balaio! MUITO INTERESSANTE!
    Mas quero mais figurinhas! ehehehehe!!!

    Um abracao do sempre amigo!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: